A estampa pode ser feita de maneira prática da seguinte forma... Estampa a primeira mão e faz a pré-cura... Após dá-se um repique e já se pode fazer a termo-expansão, a tinta neste momento rebaixa de tonalidade, tornando-se mais opaca, um terceiro repique sem a expansão, só com a cura normal já reforça o tom correto da cor. Quanto mais macio for o tecido juntamente com a espessura maior dos traços da composição do desenho, mais deformação pode ocorrer durante a termo-expansão.
-Relevo com plastisol exige conhecimentos e investimentos maiores, pra se fazer artesanalmente umas poucas peças podemos usar o soprador térmico mesmo, é o que faço, porém para escala maior será obrigatório um flash cure (cura rápida em inglês) para as pré-curas intermediarias e uma boa estufa polimerizadora para a cura final... Deve ser aplicada em substratos que resistam à alta temperatura da cura. Se a cura não for devidamente feita, o relevo com plastisol pode desprender-se.
Os acabamentos desta tinta são bem amplos e variados, podem ser brilhantes, foscos, gel, texturizados, 3D, etc... ficam bem bonitos (se forem feitos por profissional capacitado).
A tinta possui uma excelente resolução e rendimento, podendo formar relevo plano, alto e regular mesmo com traços finos. Vem pronta para o uso e tem caracteristicamente pouca viscosidade, que pode ser aumentada aquecendo-a, batendo-a (movimentando com a espátula) ou acrescentando amaciante específico.
A limpeza da matriz e dos auxiliares pode ser feita com querosene, a emulsão é a mesma das tintas base água.
A estampa com plastisol não pode ser passada à ferro.
Para acrescentar um pouco mais de dicas neste pequeno resumo cito que as estampas com relevo são otimizadas quando usamos tela apropriada, beeem esticada, com tecido técnico estático entre 32 e 55 fios.
Homogênea camada de emulsão, preferencialmente própria para relevo...
Rodo de poliuretano de canto reto 80 shores...
E fora de contato, calços da matriz conhecidos popularmente como "alturinha".
Temperatura exagerada na hora da cura pode queimar as bordas da tinta ou mesmo a peça.
A quantidade de repiques está diretamente ligada ao depósito de tinta, ou seja, a altura do relevo.
Fonte:http://yarrru.blogspot.com.br/search/label/Artigos%20T%C3%A9cnicos
Esses dois videos são pra plastisol mas o processo é o mesmo pro puff.
Nenhum comentário:
Postar um comentário