quarta-feira, 11 de julho de 2012

Problemas e soluções na confecção de matrizes serigráficas



A imagem não abre durante a revelação:


  Certifique-se de que a emulsão ou a camada de emulsão não foi exposta a alguma fonte de luz ou à luz do dia.Seque a tela emulsionada a uma temperatura constante sem nunca exceder os 40º C.Evite a formação de áreas superaquecidas (manchas quentes).As telas emulsionadas e mesmo a emulsão já sensibilizada têm um prazo limite de validade que pode estar expirado.



Uma parte da imagem não abre durante a revelação:


  Camada desigual: certifique-se de que a malha está bem tensionada, e de que a camada de emulsão não está danificada.Uso de arte finais montadas com filmes de diferentes transparências.Tempo de exposição excessivo para as áreas mais detalhadas da imagem: reduza o tempo de exposição ou use malhas amarelas que permitem cura total da emulsão sem perda dos detalhes, lembrando que malhas amarelas pedem tempo de exposição maior.Contato desigual: verifique se o vácuo entre a arte-final e a tela emulsionada está sendo bem formada. O mesmo vale quando utilizado pesos sobre superfícies planas de vidro e espuma.

As áreas aparentemente abertas da matriz não imprimiram:

  Limpeza inadequada após a revelação: enxágue bem os resíduos de emulsão e tire o excesso de água.Sub-exposição: a emulsão que não sofreu cura total no lado de dentro da tela, pode gerar resíduos que causam entupimentos. Acerte o tempo de exposição à luz.

Pedaços da camada da emulsão desprendem-se da malha durante a limpeza, ou quebram-se prematuramente:

  Exposição inadequada: malhas coloridas, multifilamentadas e metálicas requerem tempo de exposição mais longo. O mesmo vale para camadas espessas de emulsão. Manchas na camada de emulsão após a exposição é sinal de sub-exposição.Emulsão sub-sensibilizada: observe que o sensibilizante “Diazo” seja totalmente dissolvido e misturado com a emulsão.Malha impropriamente desengraxada: não utilizar para desengraxar a malha solventes gordurosos como, por exemplo, o “Tinner”.Pressão excessiva de água na revelação.Técnica incorreta de emulsionamento: emulsione ambos os lados da tela.

Serrilhado:

  Pressão excessiva de água durante a revelação: molhe bem a tela no início e só aos poucos vá aumentando a força do jato de água.Difração de luz: para que isso não ocorra use malhas amarelas.Contato insuficiente: garanta contato uniforme entre a arte-final e a camada de emulsão.Malha aberta demais para a imagem desejada.Emulsão de baixa qualidade.Tempo de exposição muito curto.

Furos na matriz:

  Uso de vidro ou fotolito sujos durante a exposição.Aplicação da emulsão com muita rapidez: mais lentidão permite que as aberturas da malha se preencham totalmente, evitando a formação de bolhas.Bolhas de ar na emulsão: deixe a emulsão sensibilizada descansar por algumas horas (no caso de emulsões diazóicas) antes da aplicação a fim de que as bolhas de ar possam se desprender.Tempo de exposição muito curto: aumente o tempo para evitar que a matriz fique fraca.

Olho de peixe:


  Tela mal desengraxada.Impureza: verifique se os medidores de emulsão e a borda da calha de aplicação estão limpos e se não ocorreu a formação de películas na superfície da emulsão.Ambiente: limpe anteriormente a área de trabalho e combata duramente a poeira e demais impurezas.



Esse video mostra o laboratorio da agabê,com produtos especificos deles mas o video mostra como se trabalha certo com os produtos mesmo sendo de outras marcas.


FONTE: Revista Serígrafo

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