quarta-feira, 11 de julho de 2012

Policromia (ou quadricromia) em serigrafia – como fazer



  Quantas vezes vemos camisetas com estampas multicoloridas e nos perguntamos: Como foi feita esta estampa?

  Uma resposta a essa questão foi dada no post Estamparia Digital Direta, onde foi abordada uma das técnicas mais modernas para estampar peças de roupa prontas. Na ocasião analisamos também o valor das máquinas, tintas e manutenção, o que nos levou a concluir que a Estamparia Digital Direta ainda é de alto custo no Brasil.

  Com isto, chegamos à conclusão que precisamos de outra alternativa comercialmente viável para fazer estampas muito coloridas de alta qualidade. Estamos falando da famosa técnica de serigrafia silk-screen conhecida como Policromia ou Quadricromia.
  A policromia não é nada mais do que fazer a separação de cores de sua arte em CMYK (ciano, magenta, amarelo, preto, e em caso de substratos escuros é usado um fundo branco), imprimir o fotolito em post-script, e depois gravar em uma matriz de forma reticulada.

No vídeo abaixo você aprende como fazer fotolito com retículas para silk-screen no Photoshop:


No próximo vídeo, o mesmo processo só que em Corel Draw, onde também é possível fazer uma foto em serigrafia utilizando cromia:


O vídeo abaixo mostra como fazer uma estampa em policromia em um substrato escuro (camiseta preta):


Neste próximo vídeo podemos ver como fazer uma quadricromia em um substrato claro (camiseta branca), sem a necessidade de aplicar tinta branca. Posso afirmar a vocês que, segunda as minhas experiências anteriores, uma policromia sempre fica melhor em substratos claros, pois ter que fazer um fundo branco de tinta em substratos escuros sempre deixa a estampa mais dura e com aspecto de plastificada:








Nenhum comentário:

Postar um comentário