quarta-feira, 4 de julho de 2012

A Serígrafia


A Serigrafia, mais conhecida como Silk-Screen, é o método de impressão utilizado para gravar uma imagem através de uma "espátula", ou puxador de tinta, que passa sobre uma superfície de nailon ou poliéster vazada, fazendo com que a tinta passe pelos orifícios e fixe o desenho na superfície.
Este método é muito utilizado para impressões em grande escala de estampas de roupas, com cores chapadas (sólidas) (ex.: imagem ao lado).

A Serigrafia possui algumas etapas que devem ser criteriosamente seguidas, para a obtenção de um resultado perfeito:

1 - Escolha do caixilho:
O caixilho mantém o tecido sob tensão, garantindo estabilidade e registro de impressão. O caixilho pode ser de madeira (é mais barato, mas tem menor vida útil); de ferro (tem maior peso e pode apresentar problemas com a oxidação); ou alumínio. O caixilho ideal é o de alumínio, porque além de ser mais resistente, é mais leve e possui maior vida útil. O tamanho do caixilho depende da figura a ser impressa e dos equipamentos usados. 

2 - Escolha do tecido: 
É fundamental a escolha correta do tecido, pois ele irá suportar a camada fotográfica; determinará o depósito de tinta ou fluído e terá influência na definição e resolução da imagem. Existem três tipos de tecido: nylon (mais elástico), poliéster (maior estabilidade e resistência) e metálico (possui efeito anti-estático).
A lineatura do tecido (quantidade de fios por cm linear) é também muito importante. O ideal é que o menor ponto de emulsão fique depositado em, pelo menos, dois fios do tecido em cada direção. Já o diâmetro do fio, por sua vez, tem influência na resistência mecânica do tecido, no fluxo de tinta e na resolução da imagem. Fios mais finos são próprios para imagens mais detalhadas.

3 - Tensão do tecido:
Deve ser feita com equipamento pneumático ou mecânico, de acordo com as recomendações do fabricante. Deve-se evitar o processo manual de tensão. Depois de do tecido esticado, é feita a colagem do tecido ao quadro. 

4 - Preparação do tecido:
O tecido deve estar perfeitamente limpo, livre de poeiras, gorduras etc. Uma limpeza perfeita garante qualidade e produtividade. 

5 - Escolha da emulsão:
A função da emulsão é delimitar a passagem de tinta, para melhor definição da imagem. Na escolha da emulsão deve-se verificar alguns parâmetros. Por exemplo, para tecidos mais abertos, é recomendada emulsão mais viscosa e, para tecidos mais fechados, uma mais líquida.

6 - Sensibilização da emulsão:
É o processo que deixa a emulsão sensível à luz. Existem emulsões que já estão pré-sensibilizadas (prontas para uso).

7 - Aplicação da emulsão:
A aplicação da emulsão serve para construir no tecido uma camada fotográfica uniforme e deve ser aplicada do lado externo e interno da matriz. A emulsão deve ser bem aplicada para não comprometer a qualidade da impressão.

8 - Secagem:
A matriz deve ser seca com o lado externo voltado para baixo e o tempo de secagem depende da lineatura do tecido, do tipo de emulsão e da espessura da camada.

9 - Exposição à luz:
É necessário observar a qualidade do fotolito positivo. A parte negra deve ser totalmente opaca para evitar a passagem da luz. O fotolito deve ser colocado no lado externo da matriz, preso com fita adesiva. O tempo de exposição determinará a qualidade, vida útil, definição e resolução da imagem. O tempo de exposição depende de vários fatores, como tipo de fonte de luz, potência, distância entre a fonte e a matriz, tipo de emulsão etc.

10 - Revelação:
A revelação é feita, geralmente, com um jacto suave de água em toda a matriz iniciando pelo lado externo até o aparecimento total da imagem.

11 - Tratamentos posteriores: 
Devem ser utilizados produtos que garantam uma maior duração da matriz.

12 - Acabamento:
O acabamento é feito para bloquear áreas abertas que não serão impressas.

13 - Reaproveitamento:
É o processo que permite a reutilização das matrizes para outras aplicações.

Considerações:
A serigrafia é um processo aparentemente simples. A padronização poderá garantir melhor produtividade, qualidade e maior redução de custos. Conhecer bem o processo facilita as escolhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário